No âmbito da minha tese de mestrado em Ensino da Física e da Química, decidi debruçar-me sobre a síntese do acetato de isopentilo (aroma da banana) que é uma das actividades
prático-laboratoriais apresentadas em dois manuais escolares.
Verifiquei, em ambos os protocolos experimentais propostos, a ausência de
algumas etapas importantes numa síntese orgânica, nomeadamente: isolamento e
purificação do produto final (éster), assim como a determinação do rendimento
da reacção.
Pretendi elaborar um protocolo experimental com relevância actual focando aspectos relacionados com a avaliação de verdura das reacções químicas e dos processos (a Química Verde é uma área fundamental na perspectiva da sustentabilidade). Por outro lado procurei ainda reflectir sobre o desenvolvimento das actividades experimentais, procurando optimizar um determinado processo com objectivos bem definidos e ainda salientar a importância de utilizar conceitos químicos na química do quotidiano. Este trabalho insere-se numa linha de desenvolvimento do ensino da química no departamento de Química dirigida ao ensino da Química Verde numa perspectiva de Sustentabilidade.
Pretendi elaborar um protocolo experimental com relevância actual focando aspectos relacionados com a avaliação de verdura das reacções químicas e dos processos (a Química Verde é uma área fundamental na perspectiva da sustentabilidade). Por outro lado procurei ainda reflectir sobre o desenvolvimento das actividades experimentais, procurando optimizar um determinado processo com objectivos bem definidos e ainda salientar a importância de utilizar conceitos químicos na química do quotidiano. Este trabalho insere-se numa linha de desenvolvimento do ensino da química no departamento de Química dirigida ao ensino da Química Verde numa perspectiva de Sustentabilidade.
Aroma da banana (acetato de isopentilo) sintetizado em laboratório. |
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